top of page
Foto do escritorEpisodes of a Trip

Tonle Sap - Durante a Estação Seca

(Clica aqui para veres o vídeo desta aventura)


Dia 21 do Roteiro


Bem-Vindos ao último Post desta aventura que começou no Vietname há 21 dias atrás e termina aqui em Siem Reap, Camboja. Antes de partilhar como foi o nosso último dia e meio antes de regressarmos a Portugal, queria deixar uma nota sobre o último post: “2 Dias Chegam para Angkor?”. Quando falo com amigos e / ou conhecidos sobre esta viagem falo sobretudo das paisagens arrebatadoras do Vietname e da carga emotiva associada à Capital do Camboja (Phnom Penh). Ficamos sempre com aquela sensação de que Angkor é Angkor, e que a maior parte das pessoas já ouviu falar deste fantástico complexo. Mas a realidade é que nunca tinha dedicado muito tempo a tentar explicar como foi esta experiência. Talvez pelo facto de não conseguir arranjar palavras que descressem os Templos (?); Talvez porque cada Templo tem as suas próprias características (?); A verdade é que enquanto escrevia e descrevia – da melhor forma de conseguia – fui-me relembrando dos vários Templos que visitei. Tal, deu-me um tremendo gozo e um enorme entusiasmo. O Complexo de Angkor é um local muito visitado e em determinados Templos sentimos que não há espaço para mais turistas – que a confusão é imensa! Mas vale muito a pena!


No período da manhã decidimos dar uma volta pelo Centro de Siem Reap. Este é o Mercado Local

Com apenas mais um dia em Siem Reap, e já com o Pequeno e Grande Circuito do Complexo de Angkor feitos, ficámos até ao último minuto para decidir se queríamos, ou não, visitar o Lago Tonle Sap. Quando digo “último minuto” refiro-me ao facto de termos tomado a decisão às 22h, no dia anterior ao da Tour.


Prós: Conhecer outro local próximo desta cidade; Conhecer uma realidade diferente, uma vez que neste Lago encontram-se ao Vilas Flutuantes.


Contras: Visitei o Camboja durante a época seca, por esse motivo as casas flutuantes não estariam de todo a flutuar; Enquanto fazia pesquisas sobre este Lago li alguns comentários sobre as Aldeias Flutuantes e os esquemas que estão por detrás das visitas.


Parece que os Contras eram muito mais fortes do que os Prós, mas a realidade é que fiquei muito contente por ter feito esta Tour!


O Lago Tonle Sap conta com uma extensão de mais de 2.500km², que durante a estação chuvosa pode atingir os 20.000km². Durante a época chuvosa, de Junho a Outubro, o Lago enche-se de água vinda do Mekong Delta, chegando a ter em algumas regiões mais de 10 metros de profundidade. Durante a estação seca que vai de Novembro a Maio o nível do Lago, em algumas zonas, baixa para apenas 2 metros de profundidade – sendo que a água flui para o Mekong Delta nesta altura. Este, é o maior Lago de extensão de água doce do Sudeste Asiático e “providencia casa” a mais de 3 milhões de habitantes – onde cerca de 90% vive da pesca. As imediações deste Lago servem de abrigo a mais de 300 espécies de peixe de água doce, cobras, crocodilos, tartarugas, lontras e mais de 100 espécies de aves. É fácil perceber a importância deste Lago: fornece mais de metade do peixe consumido no Camboja e a sua biodiversidade é imensa. Chong Khneas é o nome da famosa Vila Flutuante à Beira do Lago – ficando apenas a 15km da Siem Reap. Consta que esta Aldeia foi em tempos bastante interessante, mas a região tornou-se numa propriedade privada e os preços em torno desta área têm encarecido bastante. Por isso, se conseguir evite visitá-la. Procure uma Tour que vá a alguma aldeia mais distante. Nós visitámos a Kampong Phluk.



Tinha visto algumas fotografias na internet, mas não fazia ideia que fosse encontrar tantas casas – existem cerca de 170 Vilas! Visitar este Lago durante a época chuvosa parece-me realmente interessante, nessa altura pudemos ver “as verdadeiras casas flutuantes”, mas é apenas durante a época seca que conseguimos ter a real noção do quanto a água do Lago sobe. Durante a época seca é possível vermos crianças a brincarem nas estradas empoeiradas que meses antes estavam cobertas de água.


Em relação aos esquemas que várias pessoas falam na internet: “1 Dólar…1 Dólar” Assim que chegámos à Vila ouvimos, em vários momentos distintos, crianças a pedirem “apenas 1 Dólar”. Fomos também abordados para comprar livros de colorir para que os mesmos fossem dados a escolas locais. Mas, acredito que durante a estação chuvosa existam formas diferentes de abordagem, para pedirem dinheiro aos turistas – cheguei a ler inclusive da existência de um espaço, que é intitulado de escola, mas que na realidade é uma farsa. PORÉM… se conseguir ultrapassar todas estas questões, este Lago vale a pena o seu tempo! Mesmo durante a época seca.


Se o seu barco (composto por uma espécie de motores de máquinas de cortar relva) conseguir passar por determinadas reentrâncias, tem como prémio beber algo fresco num bar flutuante enquanto aguarda pelo Pôr-do-Sol

 

Onde Dormi | Schein Residence

Custo de 1 Quarto para 4 noites com pequeno-almoço incluído | 108€

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page