top of page
Foto do escritorEpisodes of a Trip

Skeleton Coast

Atualizado: 26 de jan. de 2020

(Clique aqui para ler o Episódio anterior de Solitaire a Swakopmund, passando por Walvis Bay)

(Clique aqui para ver o Vídeo "Animais da Namíbia")


Apesar de só termos subido até Cape Cross, – deixando a verdadeira Costa do Esqueleto por fazer – penso que esta região merece um Post com algumas informações para os mais corajosos / para quem decida alocar tempo a esta área.


Assim que se chega a Swakopmund percebe-se que o clima é totalmente diferente – em comparação com o Sul – mas, assim que se começa a conduzir um pouco mais para Norte essa perceção acentua-se. Os nevoeiros tornam-se uma constante, e tão depressa conseguimos ver o mar como passados 5 minutos não conseguimos ver nem 5 metros à frente.


O Navio encalhado em Henties Bay

A cerca de 13km a Sul de Henties Bay encontra-se o casco enferrujado de um barco que ficou preso em águas rasas, perto da estrada C34. Este barco encalhou a 25 de Agosto de 2008 e felizmente não tirou a vida a nenhuma pessoa. O navio estava a ser rebocado para a Índia quando se soltou da linha do reboque. É fácil sair da estrada e olhar de perto este navio – se o nevoeiro o permitir. Ressalvo: Esteja preparada para encontrar pessoas que tentam vender pedras.


Desde o litoral de Swakopmund até à fronteira com a Angola a região é denominada de “Costa do Esqueleto”. Entre as dunas e o mar, é possível avistar navios encalhados e cadáveres de animais, que dão o nome a este lugar. Em relação aos Barcos, os mesmos encontram-se encalhados devido aos nevoeiros traiçoeiros e as fortes correntes marítimas.

Localizada entre Torra Bay e a Fronteira com Angola, o Skeleton Coast Park, é de difícil acesso. Atolar no caminho é muito fácil e a região, inabitada, não oferece oportunidades de pedido de auxílio. Muitas empresas de aluguer de carros obrigam os condutores a assinarem um termo de responsabilidade onde afirmam não circular nesta região.



Nos primeiros 250km a partir de Swakopmund – até Torra Bay – as Dunas são praticamente inexistentes fazendo com que os condutores duvidarem deste nome e fama, mas se observar no mapa, o cinturão de Dunas começa exatamente neste ponto. À primeira vista, esta região parece desprovida de qualquer tipo de fauna ou flora, mas é incrível como a natureza se adaptada. É possível encontrar um documentário de Des and Jes Bartlett, que fala da adaptação dos vários animais que conseguimos avistar nesta área: Oryxs; Kudus; Springboks; Steenboks; chacais; Small Wild Cats; Girafas; Elefantes do Deserto; e por vezes aparecem leões e chitas.


Nota: Caso deseje ver o Norte da Skeleton Coast é recomendável que o faça de avião, ou circule próximo da entrada do parque, pela C34. Pode ainda optar por fazer uma Tour de alguns dias, com profissionais.


No próximo episódio poderá ler sobre uma das maiores Colónias de Focas do Mundo. Fica em Cape Cross.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page