(Para ver o vídeo "Animais da Namíbia" clique aqui)
(Para ler sobre o Roteiro e informações gerais clique aqui)
Os primeiros minutos de trajeto remeteram-nos, de imediato, para o caminho de terra batida que tínhamos feito dias antes, para chegarmos a Sesriem. Mas, ficou apenas a lembrança, pois após 60km a estrada tornou-se bastante acessível.
Solitaire
Quando se faz uma pesquisa por este nome, surgem somente informações sobre a Famosa Tarte de Maçã. Não irei acrescentar nada às demais descrições. Esta é a típica paragem no meio do nada, tal e qual como vemos nos filmes, onde os protagonistas já estão a conduzir á horas no deserto. A grande diferença entre aquilo que vimos nos filmes e a realidade deste local prende-se com a quantidade de pessoas que vemos a utilizarem os serviços fornecidos. Mas mesmo com alguns turistas – e lembre-se de que o “alguns” não é exatamente o mesmo que em cidades europeias – conseguimos sentir o charme e claro, saborear a deliciosa tarte de maçã – “The Best in the Whole Namibia”. O local conta ainda com uma bomba de gasolina, uma loja e uma igreja.
Walvis Bay
Ao entrarmos nesta região percebemos que o casaco que tínhamos levado para as noites frias, também aqui seria útil. Neste dia iniciámos a nossa viagem com 36 graus e assim que chegámos a Walvis Bay (perto das 14h) estavam 15 graus. Devido à sua localização, e devido à influência da corrente de Benguela, esta zona costeira oferece paisagens e vida animal diferentes do que tínhamos encontrado até então. O foco desta área encontra-se na Lagoa, por esse motivo as atividades encontram-se perto da mesma: observação de pássaros ou passeios de barco. Esta Lagoa serve de refúgio a mais de 150.000 aves e de “estação” de alimentação a mais de 200.000 aves costeiras na sua migração de e para o Ártico. Assim que entrámos na reserva fomos abordados por um senhor que afirmou que a entrada na Área era gratuita, mas que recolhiam donativos junto dos visitantes para a preservação do espaço. Em troca do donativo dava-nos acesso ao mapa da área. Enfim, demos 50NAD.
Swakopmund
Para quem está disposto a dedicar algum tempo a atividades, esta é a cidade ideal. Considerada pela maioria da população da Namíbia como o único local de férias no país, esta cidade oferece: Sandboarding; Desert-based-tours; Quadbiking; Camel Riding; Skydiving; entre outras.
Nós aproveitámos a vinda a esta cidade para jantarmos num restaurante – indiano, muito bom por sinal – e para fazermos algumas compras para os dias seguintes. O Spar é muito grande e conta com uma enorme oferta de produtos. Aproveitem! Eu estava certa de que no Etosha não teria dificuldade em encontrar mantimentos essenciais como garrafões de água, pão ou iogurte, mas não foi isso que aconteceu. Como estamos a falar de uma grande cidade é comum encontrarmos arrumadores de carros em frente aos estabelecimentos/restaurantes – tão comum que até vem em livros…só mais tarde é que reparei. Não vale a pena dar a volta ao quarteirão e estacionar noutro local, irá encontrar outro arrumador nesse sítio. Nós acabámos por arranjar uma pequena zaragata entre dois arrumadores, pois estacionámos o carro à frente de um restaurante e queríamos ir jantar ao restaurante do lado. Durante a noite é habitual dar-se 10NAD ao arrumador que toma o nome de “vigilante” do carro.
Dormida | Skeleton Beach Backpackers
Custo de 1 quarto com WC e pequeno-almoço | 30,8€
Comments