(Clique aqui para ver o vídeo desta viagem)
Dia 7 do Roteiro
Deslocação de Ninh Binh para Phong Nha: Night Bus. Para saber como é viajar num Night Bus no Vietname clique no Posto Ninh Binh (2 Noites e um Night Bus)
Considerado Património Mundial pela UNESCO em 2003, o Parque Nacional de Phong Nha é o lar de algumas das maiores grutas do Mundo! Estas, são as principais atrações deste local que leva à visita anual de milhares de turistas. O Parque é relativamente recente. A sua exploração começou a partir dos anos 90 e “abriu” ao público em 2010. Desde então foram descobertas grutas tão grandes que se diz caber, no seu interior, um quarteirão de Manhattan repleto de arranha céus.
Nós queríamos fazer uma Tour por uma gruta que não fosse muito explorada, mas também não queríamos fazer algo excessivamente intenso. Enquanto fazíamos a nossa pesquisa na internet percebemos que Phong Nha é a casa da Gruta Nº1, a mãe de todas as grutas: Son Doong. Ficámos muito tentados a realizar a Tour desta gruta, mas temos de ter noção dos nossos limites / das nossas capacidades e a realidade é: sei que não tenho capacidade física e mental nem tinha disponibilidade financeira e de tempo para a realização de uma Tour deste estilo. Esta tour tem a duração de 4 dias, conta com 25km no meio da floresta, escalada dentro da gruta e muita força de vontade. Em relação ao valor, fica na ordem dos 2.700€.
Não fizemos a Son Doong mas esta procura levou-nos à agência certificada / capacitada para levar pessoas à mesma: Oxalis. Fizemos então uma outra expedição com esta agência: Nuoc Nut.
Se tiverem oportunidade de fazer algum tipo de expedição numa das muitas grutas de Phong Nha, vale muito a pena – especialmente se a expedição for feita numa grutas que não é assim muito explorada.
Chegámos de madrugada (05h) a Phong Nha e ficámos a fazer tempo no Hostel onde seria o nosso ponto de encontro para o início da Tour. Foram muito simpáticos em deixarem-nos esperar dentro das instalações do Hostel, mas o que eu queria mesmo naquele momento era uma boa dose de café – e para essa ainda tivemos de esperar algumas horas – Sim, leram bem! Café. Naquele momento nem queria saber se o café seria vietnamita ou não. Recordo que não fiquei, de todo, fã do café vietnamita, pois o grão parece ter sido embebido em kilos de açúcar.
Foram-nos buscar ao ponto de encontro por volta das 07h30 para seguimos em direção às instalações da empresa. Era necessário termos um Briefing sobre a gruta e o que poderíamos encontrar durante o nosso percurso (cobras, sanguessugas e plantas venenosas, disseram que as minas já tinham sido todas rastreadas/desativadas: "Minas? Como assim? Nem tinha pensado nisso como uma possibilidade." – pelo menos para o percurso da gruta que fizemos). Dá medo? Um pouco, mas a realidade é que naquele momento estamos a iniciar a nossa escalada de adrenalina e estas possibilidades de encontros imediatos não nos demovem!
Foi uma experiência maravilhosa! O nosso grupo era de apenas 10 pessoas e seguimos todos em fila indiana pela floresta do Vietname, por 5km, até chegarmos à entrada da gruta. Durante o percurso o que mais me fascinou foi a ausência de ruído humano: 10 pessoas totalmente em silêncio no meio da floresta do Vietname. Almoçámos dentro da mesma – recorrendo a luzes vindas de algumas lanternas que foram levadas para o efeito; observámos as formações rochosas; e nadámos na sua água fria.
Experiência de um Night Train: Depois da Tour foi possível tomarmos um belo banho nas instalações da Oxalis. De seguida apanhámos um transfer para a estação de comboios com vista a apanharmos um Night Train. Como o comboio era apenas à 01h30 tivemos mais do tempo para comer alguns Bánh Bão e um belo café para conseguirmos aguentar a espera.
Comprámos um bilhete para uma cabine com 6 camas – única cabine disponível. Não conseguimos perceber se o Night Train ia anunciando, devidamente, os locais onde parava ou se durante a noite esse serviço está indisponível – ou se não existe de todo – pois, não conseguimos ouvir rigorosamente nada. Sabíamos que a viagem demoraria entre 6h a 7h, então de vez em quando íamos confirmando no google maps onde estávamos.
Empresa da expedição | Oxalis
Horário de início da expedição | Entre as 07 e as 07h30
Horário de término da expedição | Entre 16h30 e 17h
Custo | 64€ por pessoa com tudo incluído (entrada no parque, almoço que é escolhido atempadamente, capacete, lanterna, luvas, botas)
Comments