top of page
Foto do escritorEpisodes of a Trip

Ho Chi Minh e Mekong Delta, O que ver e fazer

Atualizado: 2 de abr. de 2020

(Clique aqui para ver o vídeo desta viagem)


Dia 12 do Roteiro


Bui Vien Street - Uma Walking Street que aceita motas como sendo peões

Deslocação de Hoi An para Ho Chi Minh: Voo a partir de Da Nang para Ho Chi Minh City

Em relação ao voo: Poderíamos ter feito a volta de forma diferente, mas a verdade é que quando percebemos que estaríamos na zona central do Vietname no dia em que se celebra o TET quisemos estar em Hoi An para assistir de forma próxima às tradições associadas ao mesmo. Desta forma saimos de Da Nang para Hoi An e depois regressámos para fazermos a ligação de avião para Ho Chi Minh City.


Ho Chi Minh, antes da Guerra chamada de Saigão, é a capital comercial do Vietname, herdeira do passado capitalista de influência americana é a Sin City deste país. É um bom sítio para visitar os Museus de Guerra, como o da Ocupação Americana ou os túneis escavados pela resistência vietcongue nos arredores da cidade. Para além disso é um ótimo local para comprar todo o tipo de souvenires nas centenas de mercados e lojas da cidade.


Durante a pesquisa li em alguns blogues que o movimento nesta cidade era de loucos; atravessar uma passadeira era um verdadeiro desafio. Como boa crítica que sou, e como quase todas as pessoas, pensei: “Devem estar a exagerar!”. Não…Não estavam! Segundo a rececionista do Hotel a cidade estava naquele momento com menos 70% da população habitual – tinham ido visitar familiares, por ser a altura do TET – e tenho a dizer que mesmo assim atravessar alguns cruzamentos foi um verdadeiro desafio. A estratégia passa por ir passando as ruas na diagonal, ir olhando para o lado e ir-se desviando das motas, sendo que convém parar quando carros ou autocarros estão a passar. Esta estratégia é válida, sobretudo, nas passadeiras: quando existem passadeiras quer dizer que, por norma, o trânsito é caótico.


Depois de estarmos instalados no Hotel e pedirmos algumas indicações, decidimos dar uma volta pela cidade. Fomos até à rua do Ben Thanh Market (que estava encerrado) e depois fomos até à rua Nguyen Hue. Esta é uma Walking Street com muito poucos turistas. Tão poucos que uma local pediu para tirar uma fotografia comigo.


Dia 13 do Roteiro


Tour no Mekong Delta

Neste dia decidimos comprar uma Tour para o Mekong Delta. Queríamos fazer um passeio pelo rio e ver toda a movimentação e comércio nele existente. Acontece que não atendemos a uma pequena questão: aparentemente existe a Tour Mekong Delta para o mercado flutuante e a típica Tour Mekong Delta. Fizemos a segunda. Por isso se a ideia for observar o comércio flutuante tenha isto em conta.


A nossa Tour começou por volta das 08h. Levou cerca de 1h30 a chegar ao barco que nos transportou até à “Terra dos Cocos”. Nesta, foi possível degustarmos algumas frutas da região enquanto ouvíamos cânticos locais. Depois deste momento seguimos caminho por um canal bem mais estreito que teve de ser realizado por um outro barco – muito mais pequeno, que transporta apenas 4 pessoas. Antes de regressarmos a Ho Chi Minh City parámos em Vinh Trang Pagoda. De uma forma geral a Tour foi boa, porém não é muito “a nossa cara”.

Falando um pouco sobre Mekong Delta: O Rio Mekong é um dos maiores do mundo e cruza 6 países da Ásia: China, Mianmar, Laos, Camboja, Vietname e Tailândia. A região do Delta possui 39 mil quilómetros quadrados e conta com mais de 20 milhões de pessoas nas suas 13 províncias.


Custo da Tour no Get your guide: 27€ por pessoa com tudo incluído (viagens de autocarro, viagens de barco, almoço). Este preço está sempre a sofrer alterações, pelo que será possível encontra-lo por um valor mais baixo.


Dia 14 do Roteiro

Dia dedicado à cidade de Ho Chi Minh. Neste dia visitámos: Museu de memórias da Guerra; Palácio da Reunificação; Pink Church; Correio Central; Catedral de Notre Dame; Bitexco Financial Tower (Sky Tower).


Em Hanói optámos por não ir ao Museu da Guerra. Tínhamos lido algumas Reviews e o Museu de Ho Chi Minh parecia ser mais completo. Não posso falar em relação ao da Capital, mas o Museu da Guerra de Ho Chi Minh é surpreendentemente grande e superou as minhas expetativas – vá com tempo. Além de toda a informação histórica sobre a Guerra conta também com uma secção sobre com histórias de vida de alguns repórteres que foram destacados para fazerem a cobertura desta Guerra; uma secção que se acompanhada por imagens fortes de como ficaram, e de como nasceram, pessoas após a utilização de armas químicas no país.


O Palácio da Reunificação é um edifício histórico que teve grande importância na história política deste país. Foi construído pelos colonos franceses, mas teve um papel fundamental no século XX, onde foram tomadas as principais decisões relacionadas com a Guerra da Indochina e Vietname.


Não conseguimos ver o interior da Pink Church, mas valeu a pena a caminhada até à mesma, pois não é todos os dias que se vê uma igreja cor-de-rosa.


Pink Church que parece saida de um filme

O Correio Central é outro edifício de influência francesa e um ponto bastante turístico. O arquiteto por detrás deste edifício foi o mesmo da Torre Eiffel – Gustave Eiffel. O interior possui uma cúpula que nos remete a uma estação de comboios. Lá dentro é possível comprar alguns souvenires e até mesmo enviar um postal a alguém.


A Catedral de Notre Dame encontra-se à frente do Correio Central e estava em obras. Razão pela qual nos levou a fazer uma visita somente ao seu exterior. Verdade seja dita que já estávamos um pouco cansados de visitar o interior de edifícios, por isso o facto de a mesma estar em manutenção não nos incomodou muito.


Antes de terminarmos o nosso dia no edifício mais alto de Ho Chi Minh decidimos passar por um Templo Hindu. Não dá para resistir ás cores destes templos, simplesmente adoro!


Templo Hindu, Goddess Mariamma

O pôr-do-sol deste dia foi passado no topo do Bitexco. Este é um arranha-céu com 68 andares. É o terceiro edifício mais alto do Vietname com 262 metros. Em poucos segundos o elevador sobe até ao 50º andar para se ter uma vista de 360 graus sobre a cidade – incrível.


Dia 15 do Roteiro

A ida aos Túneis de Cu Chi estava nos nossos planos. Porém, depois da Tour ao Mekong Delta – e não me interpretem mal, a Tour foi boa dentro do seu registo – tivemos até ao último minuto a pesar o custo / benefício de ir aos túneis, no período da manhã. Como tínhamos um bilhete de autocarro comprado para seguirmos rumo a Phnom Penh (Camboja) pelas 14h, fez-nos mais sentido aproveitar o período da manhã para repor as energias e dar uma última volta pela cidade.


Espero estar enganada, mas parece-me que os Túneis estão banalizados – como muitas outras coisas no mundo que hoje em dia são apenas atrações turísticas por si, com pouca importância histórica para os seus observadores. O trajeto até aos túneis demora cerca de 1h30 para cada lado e o tempo que se está nos mesmos acaba por ser pouco. Existem outras opções de Tour – mais exclusivas – que parecem valer a pena, mas nós não tínhamos disponibilidade para tal. Não me arrependo da decisão que tomámos.


Às 14h partimos direção a Phnom Penh, Camboja. Mais 1 Semana de Aventuras e Descobertas!


 

Onde Dormi | Blue River Hotel

Custo para 1 quarto, 3 noites com pequeno-almoço | 70.2€

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page