top of page
Foto do escritorEpisodes of a Trip

Luderitz a Kolmanskop

Atualizado: 25 de nov. de 2019

(Clique aqui para ver o Episódio anterior em Fish River Canyon)

(Clique aqui para ver o Vídeo "Animais da Namíbia")


Ao sairmos de Fish River Canyon foi altura de mudar a pressão de ar dos pneus. Os sinais de “Perigo Antílope” foram, naquele momento, substituídos por “Perigo Areia”; a estrada larga de terra batida substituída por uma estrada estreita de asfalto. Estávamos na autoestrada a caminho de Luderitz.


Cavalos Selvagens em Garub, perto de Luderitz

Antes de chegar à Cidade, na zona de Garub, é possível encontrar Cavalos Selvagens, por isso vá com atenção! Outra opção passa por fazer uma paragem técnica no Waterhole: Aqui sem dúvida que irá encontrá-los. Continuando a estrada em direção a Luderitz, encontra do seu lado esquerdo uma casa abandonada, que por sinal é bastante fotogénica!


Depois de sairmos da autoestrada que, rapidamente, se enchia de areia, damos de caras com um letreiro enorme cravado na pedra de uma Montanha: Chegámos a Luderitz, uma pitoresca Cidade Portuária, com arquitetura de estilo Alemão. Assim que metemos um pé fora do carro, rapidamente nos apercebemos que não tínhamos grandes condições para passearmos – o vento que se fazia sentir era de levar qualquer um ao desespero -, mas mesmo assim ainda tentámos! A realidade é que tendo apenas uma tarde nesta Cidade não há grande coisa para ver e / ou fazer, e para nós a principal atração desta região era – e foi – Kolmanskop, a Cidade Fantasma. Mas, se ao contrário de nós, ficar mais uma noite nesta cidade informe-se sobre atividades que pode fazer nesta região, como por exemplo a visita à Ilha dos Pinguins.


A cidade de Luderitz

Kolmanskop, a Cidade Fantasma


Como forma de economizarmos o tempo e também de conseguirmos apanhar a Cidade Fantasma sem muitas pessoas decidimos pagar um Permit de fotógrafo. Isto até parece piada: “apanhar a cidade fantasma sem muitas pessoas” e sem muitas pegadas… primeiro, é fantasma e depois independentemente das horas a que vá aposto que nunca irá encontrar muitas pessoas – garantidamente não terá a típica enchente que encontramos em determinados Países / Cidades. O Permit para entrar em Kolmanskop pode ser comprado pela internet – veja desta opção com pelo menos 24h de antecedência, por causa da entrega do mesmo – ou na loja “Luderitz Safaris & Tours” e custa 300NAD – atenção ao horário de fecho da loja. Este Permit, permite o acesso à Cidade Fantasma antes do Nascer do Sol e pode posteriormente participar na visita guiada.



Kolmanskop surgiu no início do século XX, quando foram descobertos diamantes nesta região. Construída pelos Germânicos com padrões de alto luxo, foi abandonada nos anos 50, quando os diamantes ficaram escassos. Desde então, o deserto tomou conta da área e hoje em dia oferece ao seu visitante um cenário surreal para fotografias. É possível perceber o motivo pelo qual esta cidade foi abandonada. Todos os dias, o senhor da receção tira à pazada quilos de areia que é trazida, de forma constante, pelo vento: Que trabalho ingrato.


No próximo Episódio iremos explorar o Deserto do Namibe! (Sesriem e Sossusvlei)

 

Dormida | Timo's Guesthouse accommodation

Custo | Apartamento para duas pessoas por 34.6€

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page