top of page
Foto do escritorEpisodes of a Trip

Etosha - Quando ir? Onde dormir? Onde comer?

Atualizado: 8 de fev. de 2020


Para ver o Episódio anterior sobre Spitzkoppe clique aqui.

Clique aqui para ler sobre o Episódio "Self-Drive Safari Vs. Safari Organizado"

Chegou o momento do Etosha, o momento de acionarmos o Modo Safari. Significa isto, que temos aproximadamente o número de horas de luz existente, ao longo do dia, para fazermos Safaris. Por isso, temos de ativar a nossa visão lince e paciência de formiga, se queremos ser bem-sucedidos.


Deixo algumas dicas, que penso serem importantes, para organizarem os vossos dias nesta reserva:

Quando ir: É importante referir que durante a época das chuvas os animais andam mais dispersos – o que poderá dificultar um pouco a observação de determinadas espécies. Contudo, é nesta época que encontramos os terrenos mais verdejantes. Se o intuito for a observação dos animais, pondere uma visita a este país durante a estação seca.


Onde dormir: É possível pernoitar nas imediações do Etosha ou dentro do mesmo. Dê preferência à segunda opção, irei explicar de seguida o porquê. Deixo apenas uma pequena nota: Faça a reserva com algum tempo de antecedência através do site NWR Namibia ou através do Cardboard box Namibia. Mas quanta antecedência? Fiz a minha reserva 6 meses antes da viagem e mesmo assim não consegui dormir em todos os Campings pretendidos –possivelmente pelo facto de Outubro ser um mês bastante concorrido.



Como é possível observar, existem 4 portas que dão acesso ao Parque. Se pernoitar fora da Reserva terá de garantir que sai do Parque ao Pôr-do-Sol. As portas reabrem novamente ao Nascer do Sol – a hora exata vai oscilando consoante a altura do ano em que nos encontramos. O mesmo se aplica se dormir dentro da Reserva. Terá sempre de garantir que chega ao Camping antes do Pôr-do-sol – a grande diferença prende-se com o trajeto que terá de fazer caso tenha de sair do parque. Digamos que poderá explorar muito melhor se pernoitar dentro da mesma. Se o intuito for observar os animais herbívoros, diria que pode pernoitar em qualquer lado, atendendo sempre à questão do tempo de deslocação. Mas se inicialmente ficamos satisfeitos por observarmos zebras, Gnus, Girafas e Elefantes, rapidamente desejamos encontrar Hienas, Leões e até mesmo Leopardos. Tudo isto é possível, só temos de ter alguma estratégia, sermos persistentes e acima de tudo ter muita sorte.



O nosso plano era dormir em três campings diferentes, com o intuito de estarmos mais próximos de determinados pontos. Isto porque dentro do Etosha o limite máximo de velocidade é de 60km/h, e se num momento estamos em modo Safari a querer observar tudo, noutros como logo após o nascer-do-sol ou minutos antes do pôr-do-sol, queremos chegar o mais rápido possível ao destino. A ideia era dormir no Camping Okaukuejo que se encontra próximo do território dos Leões, no Camping Halali que fica perto dos Rinocerontes (existe um waterhole, onde rinocerontes costumam beber água, e o mesmo pode ser observado dentro do camping) e no Camping Namutoni que se encontra junto da área dos Antílopes. Não havendo disponibilidade, tivemos de dormir as 3 noites no Halali, mas acabou por correr lindamente: conseguimos organizar os nossos dias em função do local onde estávamos e na altura não nos tinha ocorrido que se trocássemos de Camping teríamos de fazer o Check-in e Check-out todos os dias, o que também iria ocupar algum tempo.


Alimentação e Combustível:

Os Campings têm uma loja de conveniência, restaurante e bomba de gasolina. Em relação à loja de conveniência, não podemos dar por garantido alguns bens básicos como água, leite, pão ou iogurte. Por isso, se chegar ao Etosha vindo de uma grande cidade aconselho que faça as suas compras antes de entrar na Reserva. Em relação ao restaurante, pode ser uma oportunidade para experimentar diferentes tipos de carne e dar um pequeno descanso aos seus cozinhados – caso esteja a acampar.


Esta aproximação foi muito lenta. Lembre-se de desligar o motor do seu carro sempre que tenciona observar os animais

Regras de boas práticas:

Se optar pelo Self-Drive Safari lembre-se que deve respeitar os animais. Aquele é o espaço deles, e nós, somos apenas os visitantes, os que estão de passagem. Tente não interferir demasiado nas suas rotinas, e por isso desligue o motor do carro sempre que a intenção for observá-los e acima de tudo respeite o espaço deles – não se aproxime demasiado.

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page