top of page
Foto do escritorEpisodes of a Trip

Chimpanzés na Floresta do Budongo

Atualizado: 29 de nov. de 2020

Ano: 2020

Mês: Março


Para ver o Roteiro e Informações Gerais, clique aqui


Depois do nosso almoço, com vista privilegiada para as Murchison Falls, estava na altura de regressarmos à estrada e partir em direção à Floresta de Budongo. Nesta, é possível fazermos a observação de Chimpanzés – Simplesmente incrível!


Há algo nos Grandes Primatas que me fascina, mas o Chimpanzé mais do que os outros. Talvez as suas expressões faciais…a sua desejabilidade social…a sua curiosidade por outros seres e pelo mundo…a capacidade de adquirir competências e utilizá-las em contextos apropriados: talvez por todo estas características e muito mais!


Não é permitido andarmos sozinhos nesta floresta, temos de ir acompanhados por um Ranger, o que torna a tarefa de visualização bem mais fácil. A observação de Chimpanzés é quase garantida. À chegada somos separados em pequenos grupos – de 3 ou 4 elementos – e somos guiados por dentro da Floresta.


O piso é bastante acessível, e a caminhada em si não durou muito tempo - cerca de 1h30 no total. Enquanto deslumbrávamos o ambiente à nossa volta, ouvimos o Ranger comunicar com outro – via walkie Talkie. Tinham encontrado um grupo de Chimpanzés. Apesar de saber que a probabilidade de vê-los era alta, não estava a acreditar. Estava prestes a ver Chimpanzés no seu Habitat!



O entusiasmo era tanto que nem consegui tirar muitas fotografias. Estava feliz. Estava calma e bastante tranquila a observá-los. É incrível como nos esquecemos do ambiente à nossa volta. Estávamos em plena floresta, e os chimpanzés não são os únicos habitantes. Esqueci-me completamente da probabilidade de encontrar cobras e aranhas venenosas, centopeias ou outros seres "horripilantes". A minha mente estava orientada para um acontecimento muito especial, durante 60 minutos aqueles Chimpanzés mereceram toda a minha atenção! Por mim, teria montado uma tenda e teria passado lá a noite.


Por questões de segurança a observação é feita a uma distância de 7 metros, mas por vezes acontece estarmos mais próximos. Não é incomum os Chimpanzés aproximarem-se do Ser Humano. São animais muito curiosos e alguns estão sedentos de contacto: Especialmente um que ainda era novinho e ficou órfão. Esta distância de segurança prende-se com o facto de minimizar a probabilidade de transmissão de doenças a estes primatas - eles não têm um sistema imunitário muito forte.



60 Minutos depois o nosso coração estava cheio. Não estava pronta para partir, mas teve de ser. Aproveitei a caminhada de regresso, inspirando e expirando profundamente, grata por aquele momento tão especial.


No próximo episódio iremos visitar os Gorilas de Montanha! Esta espécie de Gorilas só existe em 3 países: República Democrática do Congo, Uganda e Ruanda.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page