top of page
Foto do escritorEpisodes of a Trip

Hanói, O que ver e fazer? 2 Noites

Atualizado: 2 de abr. de 2020

Dia 1 do Roteiro


(Clique aqui para ver o vídeo desta viagem)


Numa das muitas ruas de Hanói

Chegada a Hanói. Voo de Lisboa - Amesterdão - Guanzon - Hanói


Passeio pelas ruas de Hanói, zonas do Old Quarter e visita ao Lake Hoan Kiem.


Repleto de templos e Pagodes budistas, o Bairro Antigo (Old Quarter), é o principal distrito comercial de Hanói, onde o coração e alma das ruas comerciais se encontram expostas. Embora a maioria das especialidades (algodão, joias, ervas e seda) tenha mudado ao longo do tempo e tenha sido substituída por uma variedade de produtos e serviços modernos, os visitantes ainda podem apreciar alguns dos produtos originais, bem como ter uma ideia dos antigos costumes Vietnamitas.

Os armazéns, preservados, que ficam ao longo dessas estradas foram construídos há pouco mais de um século num estilo longo e estreito para evitar serem atingidos por altos impostos. Cada um tem uma fachada voltada para a rua e vários pátios internos. A parte da frente dos edifícios é onde a negociação ocorre enquanto a família ocupa o resto do espaço. Apesar de uma loja ser destinada a uma família (com muitas gerações), hoje em dia é comum ver algumas famílias diferentes "presas" sob o mesmo teto. Irá encontrar cafés, bares, uma variedade de restaurantes, padarias e lojas de roupa.


O Lake Hoan Kiem atrai muitos turistas e moradores locais que querem fugir ao barulho e ao ritmo frenético da cidade. Tranquilo, o lago circunda o Templo Ngoc Son, um pagode situado no centro de uma pequena ilha. O templo foi construído em comemoração do líder militar do século XIII, Tran Hung Dao, famoso pela sua bravura na batalha contra a dinastia Yuan. Este derrotou uma força armada de 300 000 soldados enviados pelo imperador no Século XIII para invadir o Vietname. A ilha é conhecida como ilha de Jade e é acessível pela icónica Ponte Huc ou Ponte do Sol Nascente, que é uma ponte de madeira pintada de vermelho e com design clássico vietnamita. O lago e o templo são provavelmente os lugares mais famosos da cidade de Hanói.


De resto, não consigo identificar as ruas pelas quais passei. Deixem apenas que os vossos olhos e nariz arrastem o vosso corpo.


Dia 2 do Roteiro


Zona da Train Street sem Bares ou Restaurantes

Este segundo dia foi dedicado a uma visita à Cidadela de Hanói – onde apanhámos festividades relacionadas com o término de cursos escolares; Templo da Leitura; One Pilar Pagoda; Train Street


Parte da história do Vietname encontra-se na Cidadela de Hanói. Esta é Património Mundial da Unesco desde 2010, embora à primeira vista sejam apenas estruturas de uma antiga civilização. A área ocupada pela Cidadela é enorme: mais de 18.000 m2 no coração de Hanói. Dentro da complexa Cidadela encontra-se o Museu de História Militar e um Palácio que é bastante semelhante ao da Cidade Proibida de Pequim. A torre que fica no interior da cidadela foi construída no ano de 1812. Esta torre é um símbolo da cidade de Hanói (em honra da libertação da capital).


O Templo da Literatura é frequentemente citado como uma das atrações turísticas mais pitorescas de Hanói. Originalmente construído como uma Universidade em 1070 dedicada a estudiosos e sábios, o edifício é extremamente bem preservado e é um excelente exemplo da arquitetura Vietnamita de estilo tradicional. Antes de abrir as suas portas a “Plebeus” Brilhantes só aceitava a entrada de Aristocratas e Membros da Família Real como estudantes. Diplomados, de sucesso, tiveram os seus nomes gravados numa estela de pedra que pode ser encontrada no topo das tartarugas de pedra. À frente do Templo de Leitura encontra-se um Jardim. Dê um salto até lá – na altura do TET é comum as pessoas comprarem peixes vermelhos - os de aquário - e libertarem-nos no lago.


Visitámos o One Pilar Pagoda que fica próximo do Museu Ho Chi Minh. Nós optámos por não visitar o Museu Ho Chi Minh e por esse motivo não compensou o trajeto que tivemos de fazer até ao Pagode - é giro, mas na realidade não compensa a deslocação.


O que dizer em relação à Train Street: é um local com bastantes turistas. Por esse motivo já existem bares e restaurantes que servem os curiosos que aguardam, ansiosamente, a chegada do comboio. Ninguém sabe a hora certa! Sabe-se que o comboio passa a partir das 15h e normalmente não ultrapassa as 16h, por isso é uma questão de esperar. Assim que o comboio se aproxima, os funcionários dos bares gritam desesperadamente: “Move! Move!” enquanto retiram todas as meses e cadeiras que se encontram no lado de fora do estabelecimento.



 

Com pauzinhos comunitários e olhos meio fechados (por causa da viagem), mas com muita vontade de experimentar coisas novas

Onde Comer: Não terá qualquer dificuldade em encontrar restaurantes com diferentes opções de comida e de preço. Mas deixo aqui uma dica: Os Vietnamitas comem uma espécie de fundeou. Procure uma rua que tenha esse tipo de comida, pois além de comer na rua a ver o movimento todo, quando olha á sua volta apercebe-se que é o único – ou pelo menos dos poucos – turistas. Se assim for prepare os seus joelhos, pois os bancos utilizados são aqueles pequeninos que parecem ser de uma criança de 5 anos.

Onde dormi | Hanoi NuSmile’s Family Homestay

Custo de 1 quarto para 2 noites, com pequeno-almoço incluído | 38.8€

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page