top of page
Foto do escritorEpisodes of a Trip

Alugar Carro na Namíbia

Atualizado: 15 de dez. de 2019

Se está neste Post é porque anda a pensar na sua viagem até á Namíbia. Se procura de como organizar o seu Roteiro e o que ver, dê uma vista de olhos no Post anterior (17 Dias na Namíbia).

Para ver o vídeo "Animais da Namíbia", clique aqui.



Agora, a pergunta que importa neste momento, Como escolher o carro?

Ao alugar um carro tem de ter em conta:


As estradas que irá percorrer – Pode dar uma vista de olhos no Mapa da Namíbia. Tudo o que tenha a denominação “B” são autoestradas de asfalto (tirando parte da B1 a caminho de Fish River Canyon), e tudo o resto são estradas de terra batida / gravilha, onde umas são melhores do que outras. Dentro das estradas que percorrermos, as que achei estarem em piores condições foram parte da C27 (de Ludertitz para Sesriem e de Sesriem até Solitaire); C10 (a caminho de Fish River Canyon) e a caminho de Ngepi Camp depois de sair da estrada principal. Durante a época seca é possível percorrer o país num 2x4, porém a velocidade – de forma a evitar furos - e o conforto – devido à suspensão - podem ficar comprometidos, por esse motivo sugiro que opte por um 4x4.


Irá ficar a dormir em Lodges ou irá acampar? – Se ficar em Lodges ou numa tenda de chão pode sempre optar por alugar um simples 4x4. Se dormir numa tenda de chão não o deixa muito confortável, ou acha que a experiência de dormir no topo do carro é a sua cara, procure opções de 4x4 com tenda no topo.


Não se esqueça de perceber como funciona a assistência em viagem, aquilo que a sua apólice cobre – como por exemplo quanto irá custar se tiver de colocar um pneu novo -, e as condições gerais de condução. No nosso caso: não exceder os 80km/h em estradas de gravilha; Não conduzir durante a noite, a menos que seja para ir a um restaurante próximo do local onde estávamos hospedados; Diminuir ou aumentar a pressão de ar dos pneus consoante a estrada.


Em relação ao abastecimento e bombas de gasolina pelo País: No caso do carro que alugámos, o mesmo tinha um depósito alterado – foi-lhe acrescentado um depósito que comunicava com o principal. Desta forma, não nos tínhamos de preocupar com a eventualidade de ficarmos sem combustível durante um determinado trajeto. Contudo, confesso que estava á espera de encontrar muito menos postos para abastecer, do que aqueles que encontrámos – exceto no trajeto entre Rundu e Grootfontein (B8).


A caminho de Fish River

Como escolhemos a agência?

Depois de lermos alguns comentários no TripAdvisor, começámos a selecionar e posteriormente a enviar emails com pedidos de disponibilidade e orçamentos. Este processo foi feito 7 meses antes da viagem, pois não queríamos entrar em stress nem com o carro nem com a possibilidade de o mesmo influenciar a rota – que estava a ser delineada, em paralelo. A agência onde alugámos o carro tinha um desconto associado a uma reserva atempada. Deixámos um sinal de 250 Dólares e o resto do valor foi pago no ato de levantamento. O carro que nos deram era novíssimo, com apenas 10.000 quilómetros, e uma revisão acabada de fazer. Com caixa automática e um depósito alterado para uma maior autonomia, não tivemos qualquer tipo de preocupação durante toda a viagem. Por isso, e felizmente, não consigo dar a minha opinião sobre a assistência em viagem.


Sei que parecem muitas coisas e a sua pesquisa ainda agora deve ter começado, mas…depois de ter esta parte decidida as coisas irão fluir naturalmente. Em jeito de conclusão, é importante perceber que é possível fazer as estradas da Namíbia, durante a época seca, num 2x4 – apesar de existirem algumas limitações -, mas a realidade é que preferimos estar cómodos. E para isso nada como circular num carro que tenha uma boa suspensão, de forma a aguentar as diferentes estradas e velocidade constante. Por último queríamos poupar nas dormidas e por isso escolhemos um carro que suportasse uma Tenda – E sim, ainda que um carro 4x4 com uma tenda seja mais caro acaba por compensar, pois as estádias em lodges conseguem facilmente chegar a uma centena de euros.


 

Valor do Carro com Tenda para 16 Dias ( acabámos por ficar apenas 15 dias com o carro, mas tivemos de pagar o 16º dia que estava previsto) | 1.582euros


Quantos litros metemos | 525 Litros


Preço do Litro | Aproximadamente 0.90Cent


Quantos quilómetros percorremos | Aproximadamente 5.300

99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentarze


bottom of page