top of page
Foto do escritorEpisodes of a Trip

Anuradhapura, O Triângulo Cultural


Para ler sobre a Organização e Roteiro desta viagem, clique aqui.


Dia 4 do Roteiro

Tradicionalmente conhecidas como as “Terras do Rei”, as Cidades pertencentes ao Triângulo Cultural, foram a zona onde nasceram as civilizações Cingalesas. Centradas nas cidades de Anuradhapura e Polonnaruwa, os monumentos grandiosos, que por lá encontramos, servem de cartões de memória à Era do Ouro e da Civilização Cingalesa. O nome atual, advém da localização das Cidades, que formam um triângulo: Anuradhapura, Polonnaruwa e Kandy. Dentro do Triângulo existem outros locais de interesse como Dambulla ou Mihintale – No final deste Episódio poderá ler sobre Mihintale, e para ler sobre Dambulla, clique aqui.



Antes de “visitarem” este triângulo cultural, gostaria de deixar um pequeno aviso: Se vieram do Sul é provável que tenham visitado algum templo ou Stupa. Se isso aconteceu, decerto que se tiveram de descalçar. Por norma é o que acontece. Os sapatos são tirados à entrada, por isso, se os seus pés não estiverem calejados contra diferentes tipos de piso…leve umas meias. Isto porque, está prestes a visitar templos e stupas, que não são tão acessíveis quanto as da Capital. “Ah sim! Mas até me sabe bem andar com os pés assentes na Terra”. Claro que sabe. Sabe bem pelo significado e pela sensação. Mas, só se for uma sensação momentânea. Acreditem, assim que chegarem a um templo e pisarem a primeira pedra que, aparentemente, só apanha sombra quando o sol se põe…aí sim. Irão pensar nas meias.



Anuradhapura. O recinto é grande, e por isso, encontramos muitas pessoas. Algumas a circular, outras a usufruírem da tranquilidade e paz que este local oferece. Como saimos da Capital em direção ao Norte, e tendo sido esta a primeira cidade do triângulo cultural, foi a partir deste momento que os macacos passaram a fazer parte do cenário. Sem qualquer incidente a mencionar, os macacos, passaram a ser modelos das nossas fotografias. Nesta cidade ancestral, é possível ver a Árvore Sagrada; o Palácio das Joias; Complexos monásticos; e Stupas, onde são realizados, os habituais, rituais de oferendas. Isto porque, as Stupas uma vez são monumentos arquitetónicos construídos sobre os restos mortais de uma pessoa importante para a Religião Budista. As atrações encontram-se um pouco afastadas uma das outras. Como tínhamos carro, conseguimos utilizá-lo para as deslocações, mas quem não viajar com carro próprio, pode sempre recorrer a um Tuk Tuk.

Para ler sobre as outas cidades pertencentes ao Triângulo Cultural, clique aqui.



Mihintale. Ao sairmos de Anuradhapura, percebemos que não teríamos tempo para conhecer Sigiriya. Por esse motivo, decidimos pesquisar locais de interesse que ficassem relativamente próximos. Surgiu Mihintale. Que foi sem dúvida, uma agradável surpresa. Aqui, explorámos o Monk’s Refectory and Relic House, e assistimos ao pôr-do-sol voltadas para uma imensidão de verde. Este local está associado à introdução do Budismo no Sri Lanka.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sigiriya

Comentarios


bottom of page