Ano: 2020
Mês: Janeiro
Esta foi uma “Viagem Flash”. Surgiu a oportunidade de passar 3 dias na Finlândia, e claro, decidi aproveitar! Tendo em conta a altura do ano, a quantidade de horas luz não estava a meu favor, mas não ia desistir da minha missão: Conhecer a Cidade!
Fiquei com vontade de regressar a este país. Talvez, em duas alturas distintas: No Verão, mas também no inverno (para tentar observar a Aurora Boreal). As ruas da Capital são limpas e arejadas e os transportes públicos são aquecidos, dando resposta às necessidades de todos os seus utilizadores (habitantes e turistas). As pessoas, ainda que possam parecer um pouco fechadas, mostram uma enorme simpatia e abertura quando abordadas.
Circular na Capital: A maneira mais prática de circular dentro deste país, é comprando um dos seguintes cartões:
Helsinki Card City, com este cartão (que pode ser descarregado para o telemóvel – existe uma aplicação), é possível viajar dentro de Helsínquia utilizando todos os meios de transporte público: comboio, metro e ferry (Suomenlinna). O passe é válido por 24h, 48h ou 72h após a primeira utilização. Este cartão não inclui a viagem para o aeroporto.
Helsinki Card Region, pemite circular entre as zonas ABC. Logo, é possível circular de / para o aeroporto, mas também para outras zonas mais afastadas, como o Parque Nuuksio.
Nota: crianças com menos de 7 anos não pagam para utilizarem os transportes públicos.
Visto: Para os cidadãos da União Europeia, basta levar o bilhete de identidade – não é necessário levar passaporte. Finlândia faz parte do Espaço Schengen. Para cidadãos brasileiros com passaporte comum, tanto o visto de turismo como o visto de negócios tem uma dispensa por 90 dias.
Dia 1
Praça do Senado e Catedral, é um dos locais mais visitados por turistas. Esta ampla praça, encontra-se rodeada por vários edifícios imponentes, como o edifício da central da universidade de Helsínquia, o Palácio do Conselho de Estado e a Famosa Catedral de Helsínquia. O horário da última é de Junho a Agosto, das 09h às 24h
Temppeliaukio Kirkko (Stone Church), construída a partir de uma grande rocha de granito, esta igreja foi terminada em 1969, é sem dúvida uma das igrejas mais originais, que visitei. O bilhete para entrar custa 3€.
Monumento Sibelius, foi construído em 1967 em homenagem ao grande compositor finlandês Jean Sibellius.
Regatta Café, encontra-se perto do Monumento Sibelius. Infelizmente ainda estava cheia do pequeno-almoço, mas se tiver oportunidade não deixe de experimentar o bolo de canela tradicional.
Capela Kamppi (Capela do silêncio), localizada no Centro de Helsínquia, esta capela transmite calma e tranquilidade, mesmo no meio do coração da capital. Horário de 2ª a 6ª das 8h às 20h; Sábado e Domingo das 10h às 18h
Amos Rex, é um museu de arte, situado junto da capela do silêncio. Não é incomum encontrar jovens a fazerem manobras de skate nesta zona, aproveitando a arquitetura do museu.
Old Market Hall, existe desde 1889. Os comerciantes vendem diferentes tipos de queixo, marisco, vegetais, fruta, especiarias, café, chás e bolos. Existe também a possibilidade de comer num dos vários restaurantes que se encontram lá dentro. Não deixe de provar a sopa de salmão e o kebab de rena.
No Próximo Episódio iremos explorar o Nuuksio National Park!
Comments